21/05/2015

O livro de Enoque e os Nefilins - Introdução

Gênesis 6:4 "Havia naqueles dias Gigantes (Nefilins) na Terra; e também depois, Quando os filhos de Deus tomaram as filhas dos homens como esposas e geraram filhos com elas... "

Eis a grande questão: quem eram os Nefilins? Gigantes em estatura ou apenas homens famosos? Filhos de humanos ou filhos de anjos caídos com mulheres humanas? Eles existiram também após o dilúvio? Eram da linhagem de Sete ou não?


Para início de conversa, gostaria de citar o livro apócrifo de Enoque que na minha opinião não é apócrifo, até porque o livro do Novo Testamento, Judas, no capítulo 1, versículos 14 e 15 o cita dizendo:


Quanto a estes foi que também profetizou Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que veio o Senhor entre suas santas miríades, para exercer juízo contra todos e para fazer convictos todos os ímpios, acerca de todas as obras ímpias que impiamente praticaram e acerca de todas as palavras insolentes que ímpios pecadores proferiram contra ele. 

Não apenas Judas o cita mas também em Hebreus e 2 Pedro. Ou seja, se o Novo Testamento o cita, é porque esse livro existia e com certeza os discípulos de Jesus tinham o conhecimento dele.

Até a celebração da Vulgata (tradução da Bíblia pata o Latim) por volta do ano 400, os primeiros seguidores de  Cristo os mencionava abertamente os seus textos e o tinham como verdade. Após a Vulgata ele caiu no esquecimento. Apenas uma cópia do livro foi guardada e sua totalidade estava escrita em etíope, por isso ele também é chamado de "Enoch Etíope".

No capítulo 7 do livro, Enoque começa a narrar  o mesmo fato que existe em Gênesis 6. Os anjos viram que as mulheres da Terra eram bonitas e quiserem manter relações sexuais com elas. Esses anjos fazem um juramento que não irão voltar atrás de suas palavras, no total eram 200 anjos. Então eles tomaram esposas para si e as ensinaram sortilégios, encantamentos e a divisão de raízes e árvores. As mulheres conceberam e geraram Gigantes.

NOTA: existe um texto em Grego que diz que existiam 3 raças de Gigantes: Os Grandes Gigantes, os Naphelim e os Elioud. Os Naphelim mataram todos e sobreviveram. Eles comiam tudo o que os homens produziam e se tornaram impossíveis de serem alimentados, então eles voltaram-se contra os homens afim de os devorarem e também contra todos os animais.

O capítulo 8 continua dizendo que o líder dos anjos caídos ensinou os homens a fazerem espadas, armaduras, pinturas, uso de pedras preciosas, tudo isso com o intuito de mudar o mundo, corrompe-lo. Essa parte agora acho muito importante.

"Barkayal ensinou os observadores das estrelas (astrólogos). Tamiel ensinou astronomia e Asaradel ensinou os movimentos da Lua." Seria por isso que os antigos eram tão fissurados pela astronomia? Bom, isso fica para um próximo post...

Enfim, após esses anjos caídos corromperem a Terra toda, Enoque diz que Deus resolve acabar com essa corrupção enviando ao mundo o dilúvio.

Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário